A Evolução dos computadores - Gerações



A evolução dos computadores é dividida em cinco gerações principais:

Geração Zero (mecânica): Durante o final do século XIX e início do século XX, foram desenvolvidos os primeiros dispositivos mecânicos para a realização de cálculos, tais como o ábaco, a régua de cálculo e a calculadora mecânica. Esses dispositivos eram limitados em termos de complexidade e velocidade, mas foram fundamentais para o desenvolvimento da tecnologia de computação.

Primeira Geração (válvulas): Na década de 1940, foram desenvolvidos os primeiros computadores eletrônicos, baseados em válvulas. Esses computadores eram grandes, consumiam muita energia e produziam muito calor. Exemplos de computadores dessa época são o ENIAC e o UNIVAC.

Segunda Geração (transistores): Na década de 1950, foram desenvolvidos os primeiros transistores, que permitiram a criação de computadores menores, mais rápidos e mais eficientes do que os baseados em válvulas. Exemplos de computadores dessa época são o IBM 1401 e o UNIVAC 1108.

Terceira Geração (circuitos integrados): Na década de 1960, foram desenvolvidos os primeiros circuitos integrados, que permitiram a criação de computadores ainda menores e mais eficientes do que os baseados em transistores. Exemplos de computadores dessa época são o IBM System/360 e o DEC PDP-8.

Quarta Geração (microprocessadores): Na década de 1970, foram desenvolvidos os primeiros microprocessadores, que integravam em um único chip todo o processamento central de um computador. Isso permitiu a criação de computadores pessoais, menores e mais acessíveis. Exemplos de computadores dessa época são o Apple II e o IBM PC.


Fonte: Vozes da minha cabeça

Postar um comentário

0 Comentários