Mega Revisão II - Arquitetura de Computadores

 Como visto anteriormente no outro post, teremos novamente uma mega revisão com os assuntos que vão cair na prova de hoje (04). Alguns assuntos já estão listados na revisão anterior, porém, se faz necessária a revisão e adição de outros tópicos, vamos iniciar: 


Organização X Arquitetura

A organização é como as partes operacionais de um sistema de computador são interligadas. Ele implementa a arquitetura de computador fornecida. A organização de computadores lida com o termo: como fazer. São os aspectos transparentes ao programador, por exemplo: Qual o modelo do processador? 

Já a arquitetura lida com o que se refere às características visíveis aos programadores e essenciais para a execução lógica de um programa. 

Exemplo: Número de bits usados para representar vários tipos de dados e mecanismos de saída, lista de instruções em que o processador possui.

  

Ciclo de Instrução:  Se refere ao processamento de uma instrução, ele é composto pelo ciclo de memória e ciclo de execução, onde ele faz a Busca, Decodificação e  Execução de uma instrução.


Ciclo de execução: É o passo a passo que a CPU faz para executar uma instrução: Carregar, Buscar, Decodificar e Executar e reiniciar o processo.


Ciclo de Memória: Tempo em que a memória faz a leitura ou escrita de um dado, o tempo de acesso vai variar de acordo com o tipo de memória, por exemplo: Os Registradores, que por serem situados no CPU tem uma baixa latência.


O que é memória? 

Memória é o dispositivo de armazenamento utilizado para guardar dados ou programas. Seus tipos podem variar entre voláteis e não voláteis, dentre outras características que abrangem a sua gama de utilidades.  Ex: Memória ROM (Read-Only Memory) utilizada para guardar as informações da BIOS de um computador. 


Como funciona a operação de escrita e leitura de uma memória?

A memória recebe... [essa parte aqui irei pular]


Como calcular a capacidade de uma memória?

Para isso, temos a fórmula: T = N X M, onde T é a capacidade total (Em Bytes) da memória, N é o número de células que ela possui e M é o número de bits em cada célula.

Por Exemplo: Uma memória que possui 


Postar um comentário

0 Comentários